terça-feira, janeiro 18, 2011

Sorrir?

Caso não seja um bom observador ou caso seus olhos não sejam aguçados o suficiente para notar detalhes sutis, aquelas pessoas passariam alheias a qualquer tipo de comentário. Nada de especial em sua rotina diária chamaria a sua atenção. Mas havia ali algo de diferente.
Faziam seu trabalho, discutiam idéias e resolviam problemas. Faziam compras, levavam os filhos para passear e voltavam para casa. Tudo parecia estar normal se não fosse um pequeno detalhe que se ausentava na expressão de seus rostos ao longo do dia. Eles não sorriam.
Você pode achar que as pessoas não tinham senso de humor ou que a vida delas era triste e lamentável, mas não. Eles possuíam senso de humor – se é que podemos dizer que uma pessoa que não sorri possui isso. Havia ali casas de espetáculo como em qualquer outro lugar e o lugar não era um dos menos freqüentados, pelo contrário. As pessoas faziam filas para ir aos shows de humor, porém não sei explicar... O humor não estava lá. As piadas eram contadas como se fossem notícias trágicas e ao término do espetáculo, o barulho das palmas era ensurdecedor, mas era só isso. Não havia um só riso, gargalhada, ou discreto sorriso. As pessoas não riam.
Esse fato não me foi contado por ninguém, nem muito menos lido num livro. Não é nenhuma lenda ou mito contado por antepassados. Eu vi; eu vivi isso. Eu estava lá. Eu estou aqui!
Se acha que passou por minha cabeça destruir aquele paradigma dando uma boa gargalhada na rua, confesso que sim. Mas apenas nos primeiros momentos. Hoje eu não me atrevo a pensar ou a fazer algo desse tipo. Não vejo motivo para sorrir e mudar esse estranho comportamento.
Eu reparei nas pessoas que chegavam e tinham o mesmo impacto que eu tive ao notar essa peculiaridade. Era visível a angústia e o espanto no rosto dessas pessoas, mas em pouco tempo, é possível perceber que elas já estavam submissas às novas condições e que o sorriso jamais voltaria a aparecer em seus rostos.
Não existe nenhuma lei, não existe uma regra e nenhuma recomendação jamais foi dada. O fato é que as coisas são assim, quer você aceite ou não. Pode ser que esteja feliz, mas em nenhum momento poderá demonstrar isso.
Mas não deixe isso influenciar sua cabeça. Adoraria ver você aqui comigo, não quer experimentar? Estou em um lugar diferente com pessoas e comportamentos diferentes. Aqui, você poderá viver normalmente, mas saiba... Você não encontrará o sorriso; aqui é proibido sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário