terça-feira, agosto 02, 2011

O tempo

Eu posso fazer qualquer coisa. Sempre sonhei em voar, ou em poder fazer a luz brilhar em meus olhos. Sempre quis transpassar as paredes, ou provocar arrepios e suspiros nas mulheres que amei. Sempre pensei em ouvir seus segredos, e descobri se havia algo sobre mim.
Sonhei em fazer o bem, em estar do lado certo. Lutando a favor do planeta, fazendo o bem. Sempre o bem. Sempre quis tirar o sofrimento das pessoas, sempre desejei a paz. Hoje, ela é tatuada em meu braço direito. Meu sonho se realizou e sou capaz de livrar o sofrimento das pessoas. Trago a calma e a serenidade.
Sorrio ao ver crianças, e me emociono em ver a luta que muitos fazem a favor do bem. Eles lutam do mesmo lado que eu. São meus irmãos.
Hoje eu vejo dois sóis. O segundo é aquele que brilha dentro do meu peito. O mundo desaba sobre a cabeça de muitos e poucos se esforçam contra isso. Eu tenho a força de toda a humanidade junta, mas eu não consigo suportar o peso de tudo. O mundo cai sobre mim e me sinto tão fraco.
As pessoas passam diante de meus olhos. Elas andam depressa e não reparam em mim. Mesmo eu estando semi-invisível para seus olhos. Os anos passam e as pessoas não percebem isso. Elas esquecem de abraçar seus amigos, seus filhos e esquecem de dizer ‘obrigado’.
O mundo corre e ninguém percebe que o tempo passa. Seus filhos não são mais crianças e seu cachorro não mais verá um novo ano. Aquele telefonema que deixou de dar, pode lhe custar caro. Pode lhe custar muito caro. E por deixar as coisas pra depois, elas lamentam e rogam para o tempo, para que ele volte.
Cultivo toda a bondade e procuro fazer o melhor. Mas minhas asas estão cansadas, não consigo mais voar tão rápido quanto antes. Não sei mais como lidar com isso. Tento estar ao seu lado e lhe soprar as palavras certas para que faça o bem. Mas eu preciso estar ao lado dela, dele, e daquele outro; e daquela outra. Preciso ajudar aquele senhor que não parou de fumar; preciso guiar a mão daquele médico que faz uma delicada cirurgia, mesmo depois de ter perdido o filho em um acidente de carro.
Vejo uma linda árvore e penso em descansar. Mas não posso, pois tenho que salvar aquelas baleias; estão sendo caçadas e exterminadas. Preciso acalmar aquele assaltante, ele pode cometer um assassinato por causa de uma maçã. Mas me sinto cansado, preciso dormir.
Sei que se eu fechar os meus olhos, não os abrirei mais. Mas é preciso. Tudo aquilo que sonhei, conquistei; por tudo que almejei, lutei. Mas não consegui terminar com todos os problemas; o tempo passa e ele não passa apenas para os humanos. Minhas asas estão cansadas e o brilho que eu emitia dos meus olhos, não mais tem a intensidade de antigamente. Existem coisas que nunca irão mudar. E pra essas, eu não posso fazer nada.
Serei substituído, eu sei disso. E fico feliz em saber que outro anjo continuará o meu trabalho. Lamento ter que me entregar à escuridão, adoraria ver o mundo se reerguer. Adoraria ver o homem se tornar àquilo que sempre deixou de ser – um ser humano.
Agora fecho meus olhos e sob uma maravilhosa árvore, descanso; repouso. Fecho meus olhos e deixo livre meu posto. O tempo por mim passou e é a vez de outro continuar o meu trabalho. Deixo para uma outra pessoa, que assim como eu, desejou ser um anjo e desejou fazer o bem. Deixo o tempo para quem deseja fazer a paz. E assim como eu, a carrega em seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário